ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UFTM Iturama
Quinta-Feira | 30/06/2022
Iturama: Lançado o primeiro projeto de inovação social do mundo utilizando nanopartículas de solo

O projeto Terama foi lançado, oficialmente, no último dia 11 de junho, com apoio da Prefeitura de Iturama, prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, empresas do segmento do agronegócio e UFTM. Planejado desde 2020, o projeto está na Fase 3 de execução e já mapeou uma região do tamanho de 180 mil campos de futebol, próximo do Rio Grande um dos formadores do Rio Paraná oitavo maior rio do mundo e segundo maior Rio do Brasil.

O projeto utiliza metodologia brasileira, premiada e reconhecida mundialmente para diagnóstico da saúde de solos brasileiros. É o primeiro projeto de inovação social do mundo nessa linha integrando: agricultura regenerativa e de baixo carbono, Agenda 2030 e objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), formas inovadoras de formação e inclusão tecnológica da sociedade.

Sua execução beneficiará mais de 40 mil famílias de toda região. Foi idealizado por meio de parceria da UFTM Campus Iturama e a StartUp Quanticum com selos do Cubo Itaú um dos maiores Hubs de Inovação da América Latina, do Instituto de Inovação Paulista - ICorps, Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo - FAPESP e Agência Unesp de Inovação - Auin.

O Terama é coordenado pelos professores do curso de Agronomia Vanessa Cury Galati, Eric van Cleef e cientista do Solo e CEO da Quanticum, Diego Siqueira. A equipe e parceiros do Projeto, querem trazer um novo nível de consciência sobre os solos agrícolas e urbanos, além de melhorar o desempenho regional promovendo maior rentabilidade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários.


Fonte/ TFTM- Campus Iturama