ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FOTO/DIVULGAÇÃO
Quinta-Feira | 20/01/2022
Iturama: Vacinação contra Covid 19 em crianças de 11 anos começa na segunda-feira, 24

A partir de segunda-feira, 24, começa em todas as unidades básicas de saúde de Iturama e na de Alexandrita a vacinação contra Covid 19 em crianças de 11 anos e 29 dias. A notícia foi dada pelo secretário municipal de Saúde de Iturama, Rogério Ribeiro em entrevista ao Clube da Notícia nesta manhã. Calendário começa a partir dos 11 de idade até atingir público de 5 anos.

Apesar de já ter iniciado em todo Brasil na sexta, o secretário explicou que um dos motivos para ainda não ter iniciado no município, foi a pouca quantidade de doses que tinha chegado. “Também está tendo hoje um treinamento na Associação Comercial com a equipe de vacinação, para que não haja erros, como aconteceu em outros lugares do país, porque a dosagem é diferente.”

Outra questão abordada pelo gestor da pasta, foi sobre a orientação aos profissionais dos postos de saúde ao ministrar as doses para os pequenos. “Quando for vacinar as crianças, serão só para elas, como a dosagem é diferente da de adulto, achamos melhor assim.” Ele lembrou que a vacinação para os pequenos não é obrigatória, entretanto, as que forem ser imunizadas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis com o cartão do Sus, cartão de vacina e documentos pessoais de ambos.

Recomendações

Para as crianças que tiverem resultado positivo para a Covid ou que alguém da casa que esteja com a doença, a recomendação é de 28 dias após o resultado para tomar a vacina.  Já se tiver com outras vacinas para tomar, o tempo de espera é de 15 dias. O tempo entre a primeira dose e a segunda é de 8 semanas (2 meses).

Atendimentos

Mesmo com o decreto municipal em vigência até o dia 31, as salas de vacina permanecem abertas de segunda a sexta até às 16 horas, enquanto os postos ficam até às 17. Neles, também estão sendo feitos atendimentos a pacientes com sintomas gripais leves, enquanto a Ala Covid, aos com sintomas graves, como febre e falta de ar.

Dose de reforço

Na entrevista, Rogério divulgou que amanhã, dia 21, chega em Iturama mais de 3 mil doses para o reforço. “Vai voltar a vacinação para aqueles acima de 18 anos que tomou a CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer e tiver intervalo de 4 meses, para quem tomou a Janssen e tiver o mesmo tempo já pode a partir de amanhã procurar os postos de saúde.

📝 Fonte / Dyelen Oliveira