ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 06/12/2021
Minas tem a menor taxa de criminalidade do país, aponta Ministério da Justiça

Minas Gerais teve a menor taxa de violência do país no primeiro semestre deste ano, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. É a primeira vez que isso ocorre desde 2015, quando os dados começaram a ser compilados. O levantamento analisa nove crimes violentos: latrocínio, homicídio consumado, estupro consumado, roubo de carga, roubo a veículo, roubo a instituições financeiras, lesão corporal seguida de morte, homicídio tentado e furto de veículo.

Os dados da pasta mostram que a taxa mineira ficou em 87,42 crimes a cada 100 mil habitantes, enquanto a média do país foi de 145,04 crimes a cada 100 mil habitantes. Em 2016, o índice foi de 474,03, e o Estado ocupava a sétima posição no ranking nacional. Já em 2019, quando Minas Gerais alcançou o terceiro lugar, a taxa alcançou 260,96.

Os números fazem parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que é alimentado por informações enviadas pelos 26 Estados brasileiros e pelo Distrito Federal. O balanço é uma das contrapartidas para a liberação de recursos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte: O Tempo