ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JUCIMAR SOUZA/ PREFEITURA DE ITURAMA
Sexta-Feira | 01/10/2021
Iturama: Campanha de vacinação Antirrábica começa amanhã com dia ‘D’

A Campanha Antirrábica em Iturama começa amanhã, dia 1, com o dia ‘D’. A aplicação das doses neste dia acontecerá em frente ao ginásio Prefeito Alcides Costa das 8 às 17. O calendário segue até o dia 14 passando pelos bairros da cidade e distrito de Alexandrita. (ver cronograma abaixo)

 

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Iturama, Jiuliano Gonçalves falou em entrevista ao Clube da Notícia que a principal forma de prevenção contra a raiva é a vacinação. “É uma zoonose viral que ataca todo sistema nervoso e leva a morte em 100% dos casos.”

 

Questionado se há alguma restrição para o animal doméstico não tomar a dose da vacina ele alertou para alguns casos. “Apesar dela ser obrigatória a partir dos 6 meses de idade ou sob orientação do médico veterinário, ela não deve ser aplicada em animais que estejam amamentando, doente ou prenhe.”

 

Sobre a zona rural ele divulgou que a campanha já está sendo realizada desde o dia 1ª de setembro e dentro do cronograma deve terminar no dia 15. “Pedimos que os moradores facilitem a entrada dos agentes, pois eles estão uniformizados e com crachás”. Por fim, o médico veterinário comemorou que não há registros de casos da doença há muitos anos, mas que ainda sim é importante manter a recomendação de vacinar o cão o gato anualmente.



JUCIMAR SOUZA/ PREFEITURA DE ITURAMA