ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dyelen Oliveira
Terça-Feira | 21/09/2021
Iturama: Presídio é desativado e 130 detentos são transferidos para cidades da região

O presídio de Iturama está desativado, a partir de hoje, dia 21. Os 130 detentos que estavam na unidade foram transferidos para cidades da região. A determinação para o fechamento pegou de surpresa funcionários do presídio e a população, entretanto, ela veio do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Secretaria de Administração Prisional.

A equipe de reportagem do Clube da Notícia entrevistou o Diretor Geral do presídio de Frutal, Rodrigo Inácio que coordenava a transferência dos detentos. Ele fez questão de explicar que a medida foi adotada para oferecer melhores condições para os presos. “É mais por uma questão humanitária, os familiares podem ficar tranquilos que eles estão bem.” Sobre o destino dos 130 detentos, ele não divulgou para a segurança da ação, mas que a partir de amanhã será informado a todos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) confirmou o fechamento da unidade e falou sobre as obras do novo presídio aqui na cidade. “Será feita  a desativação do presídio de Iturama objetivando a otimização da gestão prisional por parte do órgão. Uma nova unidade prisional está em construção e terá 388 vagas. A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre do próximo ano.”

Texto/Dyelen Oliveira