ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Agência Brasil
Quarta-Feira | 30/06/2021
Quase 600 mil títulos de eleitor foram cancelados em Minas

Cerca de 580 mil títulos de eleitor foram cancelados em Minas Gerais entre outubro de 2019 e março de 2020, porque os eleitores não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório, que foi encerrado em março do ano passado, em 175 cidades do Estado. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

De acordo com o TRE-MG, quem teve o título cancelado precisa solicitar atendimento da Justiça Eleitoral para regularizar a situação. A data limite é 4 de maio de 2022, quando o cadastro eleitoral será fechado para as Eleições 2022.

Além de não poder votar em nenhuma eleição enquanto estiver com o título cancelado, o eleitor que não regularizar a situação pode sofrer algumas restrições em sua vida civil, como o impedimento de solicitar passaporte ou documento de identidade, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.

O alistamento eleitoral é obrigatório para os cidadãos brasileiros que têm a partir de 18 e menos de 70 anos, e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.

Para saber se o seu título está cancelado, basta consultar a situação eleitoral no site do TRE.

Fonte: Rádio Itatiaia