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Terça-Feira | 02/05/2017
Uberlândia e Uberaba estão entre as cidades de MG com mais registros de ocorrências na Delegacia Virtual

A Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais completou três anos e as duas maiores cidades do Triângulo Mineiro estão entre as oito que mais registraram ocorrências em todo o estado. Desde 2014, Uberlândia contabilizou mais de 33 mil queixas e Uberaba cerca de 11 mil. O serviço de solicitação de registro de ocorrências está disponível para computador e celulares e permite ao cidadão registrar fatos ocorridos no prazo de até 30 dias.

Quase 600 mil ocorrências já foram registradas em Minas Gerais desde a inauguração do sistema, que foi criado com o objetivo de diminuir o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar (PM), reduzindo, assim, o tempo de espera para as demais ocorrências nas unidades policiais.

Entre as ocorrências com maior número no sistema estão:
-Acidente de trânsito sem vítima
-Comunicação de pessoa desaparecida
-Danos simples
-Extravio de documentos
-Extravio de objetos pessoais.

Segundo o delegado Heli Andrade, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, o sistema otimiza a vida do morador do Triângulo Mineiro e é seguro. "Todas as ocorrências registradas entram imediatamente no nosso sistema e aí a pessoa pode acompanhar o andamento. Após analisar cada queixa a autoridade policial define qual prosseguimento dará, como a abertura de inquérito. Muitas vezes as pessoas usam desse sistema para conseguir o boletim de ocorrência e ter providências futuras. Como no caso de acidente, que é necessário o documento para acionar seguro ou até mesmo a Justiça", explicou.

De acordo com a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, o serviço gera economia de insumos, energia e materiais utilizados nas delegacias e auxilia no combate à subnotificação de registros.

O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, no site. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem.

De acordo com a Polícia Civil, em até 15 minutos será emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

Ainda de acordo com o Estado, uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da SIIP, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.

Fonte:G1