ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira | 25/01/2017
Iturama não tem casos de febre amarela, segundo de Vigilância em Saúde

Ao contrário de outras regiões do estado de Minas Gerais, Iturama não possui registros de casos de febre amarela. Mesmo assim, a Vigilância em Saúde continua o monitoramento da situação.

A vacina é o único meio de prevenção. Segundo orientação do Ministério da Saúde, são necessárias duas doses da vacina contra a febre amarela durante toda a vida. Nas unidades de saúde de Iturama as vacinas estão disponíveis às pessoas que estejam com o cartão de vacinação desatualizado.

Existe dois tipos da febre amarela: a silvestre e a urbana. A primeira ocorre na zona rural e é transmitida por mosquitos. A urbana é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo vetor da dengue. Há 75 anos não é registrado um caso de febre amarela urbana no Brasil. "Não temos nenhum registro de febre amarela silvestre, que é comum na zona rural, e nem a febre amarela urbana. Estamos monitorando todo o município para acompanhar qualquer movimento que indique a presença da doença.

Um dos primeiros indicativos é a morte de primatas (macacos, micos, etc.) nas fazendas. Até agora, não foi registrado isso", destacou o médico veterinário Samir Aparecido Alves Bento, coordenador da Vigilância em Saúde de Iturama.

Os sintomas da febre amarela são febre alta por até sete dias, pele amarelada e manifestações hemorrágicas. "A vacina é a forma de prevenção da doença. Quem tem o cartão de vacinas atualizado não precisa se preocupar. Mas quem ainda não tomou duas doses da vacina pode ir até uma unidade de saúde mais próxima da residência", informou a enfermeira Aline Bastos Mustafé, coordenadora de imunização de Iturama.

Fonte - iturama.mg.gov.br