ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 09/01/2017
Prefeito Anderson Golfão faz balanço da situação financeira do município

O prefeito Anderson Golfão divulgou hoje um balanço da situação financeira de Iturama. Segundo levantamentos feitos em apuração extra-oficial são cerca de R$ 45 milhões em dívidas que foram herdadas da gestão anterior. O novo governo municipal busca renegociar dívidas, ajustar as contas públicas e impedir que a cidade perca investimentos por causa desses débitos. O comunicado oficial aconteceu durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito. Na oportunidade, também foram anunciadas a mudança da coleta de lixo em alguns bairros e o parcelamento da folha salarial do mês de dezembro dos servidores municipais.

"Estamos funcionando sem recursos. As licitações ainda não estão prontas para a compra de material e hoje, por exemplo, o município conta com apenas uma patrola atuando, pois o maquinário está totalmente destruído. Mas com dedicação, planejamento e trabalho vamos reverter esse cenário", afirmou Anderson. Além disso, o deputado estadual Leonídio Bouças viabilizou verbas no total de R$850 mil para a reforma da Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa e Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes. Porém, com as dívidas, o município não poderá empenhar o recurso enquanto a situação não for solucionada.

Segundo Anderson, a pagamento do mês de dezembro do Fundeb aos professores deve ser feito ainda nesta semana. Por outro lado, os vencimentos dos demais servidores públicos deverão ser parcelados, uma vez que o município não tem condições de arcar com esses custos. "A nossa responsabilidade é do dia 1º de janeiro em diante, mas não vamos deixar nossos colaboradores no prejuízo. Vamos encontrar uma forma de parcelar esse pagamento, que não foi feito pelo ex-prefeito Cláudio Burrinho, da mesma forma que o estado de Minas Gerais hoje já faz", explicou Anderson.

Outro anúncio feito foi com relação à coleta de lixo. Devido ao calor, o odor forte e o caminhão de recolhimento percorrendo a cidade em horário comercial, a partir desta segunda-feira (9), a coleta será feita das 16h às 22h nos bairros Centro, Jardim América, Vila Pádua, Lielem e ao longo da avenida Juca Pádua. Nesses locais, a coleta será feita todos os dias e nos outros bairros o trabalho segue normalmente. "Estamos em uma fase de testes, mas queremos expandir isso para todo o município futuramente", finalizou Anderson.

Fonte - www.iturama.mg.gov.b