ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Marcílio Lana / UFMG
Terça-Feira | 09/02/2021
UFMG e Governo de Minas firmam parceria com a União para produzir vacinas contra covid-19

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o governo do estado firmaram parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 no estado.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-governador Paulo Brant foram recebidos na última quinta-feira (4), em Brasília, pelo ministro Marcos Pontes, e ficou acertada parceria que deve promover incremento nas pesquisas realizadas pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) da UFMG e instituições vinculadas ao governo do estado.

A parceria deverá garantir a sequência de um trabalho que começou no início de 2020, quando a equipe do CT-Vacinas começou a se organizar para desenvolver o imunizante contra o novo coronavírus. Em maio, os recursos foram liberados pela Finep, e pouco depois o grupo iniciava os testes com as diversas plataformas vacinais.

Segundo a professora Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do Centro, depois da identificação e produção em pequena escala dos antígenos e dos testes bem-sucedidos de imunogenicidade em camundongos, o CT-Vacinas está pronto para iniciar os testes clínicos. As fases 1 e 2, de imunogenicidade e segurança em humanos, devem demandar investimento de R$ 15 a 20 milhões. Para a fase 3, ainda não há orçamento. A previsão é de que os testes em humanos sejam iniciados até o fim deste ano.

O desenvolvimento do imunizante do CT-Vacinas da UFMG adota tecnologia semelhante à utilizada pela Universidade de Oxford, que trabalha com vetores virais capazes de codificar proteínas do coronavírus sem causar a doença, mas estimulando a produção de anticorpos e células de defesa.

Fonte: Rádio Itatiaia