ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Globo / Renato Rocha Miranda
Quarta-Feira | 03/02/2021
Tino Marcos deixa a Globo após 35 anos

Tino Marcos anunciou sua saída da Globo, nesta terça-feira (2), após 35 anos trabalhando na emissora. O repórter de 58 anos de idade teve momentos marcantes na carreira como a cobertura da Copa do Mundo de 1994 e 2002, as Olimpíadas de 2004, entre outros eventos esportivos. Em entrevista ao Globo Esporte, Tino afirmou que sua decisão foi acelerada pela pandemia de coronavírus.

"Sem dúvida. É uma variável decisiva nesse processo. Tornou inviável agora a gente fazer o que vinha fazendo. Não sei quando vamos voltar a ter a plenitude. E quando vamos voltar? Não sabemos como está o mundo. Tem todo um contexto. Minha filha se formando na faculdade, minha esposa se aposentado esse ano, eu perdi os meus pais. Tinha um envolvimento muito grande com eles e fiquei sem eles. A vida... 2021 está me trazendo muitas novidades. Por agora é isso aí. Viver essa pandemia, ficar em casa o máximo que eu posso. Eu tenho o privilégio de poder ficar em casa com as coisas direitinhas. Tanta gente com tanta dificuldade por aí. Esperar mais e olhar para as coisas... O que vem por aí, o que eu posso fazer... O que eu gosto mesmo é de produzir conteúdo, contar histórias. Adoro pegar na câmera, tenho minha câmera, meu equipamento, tripé, microfone lapela, luz, drone, eu voo de drone, estou editando", afirmou ele.

"É preciso entender o modelo de trabalho que eu vinha tendo no último ano. Eu passei a ter uma combinação de fazer grandes reportagens, grandes séries, como estava fazendo a série olímpica do Jornal Nacional. Trabalhar menos dias no ano. E estava ótimo. O modelo de trabalho que eu vinha tendo era voltado para grandes produções. E esse seguimento foi diretamente atingido pela pandemia. Ficou uma condição mais voltada para esse tipo de matéria que temos feito através da internet, com poucas coisas do que eu sempre gostei de fazer... Captar, olhar as imagens, escrever, produzir. Isso se resumiu muito. Mas me preparei para isso gradativamente. Tive a cumplicidade total da direção na condução desse tipo de modelo. Eu era um faz tudo. Fazia o ao vivo do Globo Esporte, do Bom Dia Brasil, matéria pro Jornal Nacional, Globo Repórter, Fantástico, fazia as séries, eu era muito elástico e me orgulhava muito disso. Sempre gostei e orientei os mais jovens: tenta ser rápido, fazer matéria rápida quando tem que ser rápido, simples, e também a fazer matérias com fôlego, com roteiro. Com o tempo, comecei a ficar cansado desse modelo de cobertura diária", completou.

Nas redes sociais, a saída de Tino da Globo gerou comoção. "Uma inspiração, um cara que eu assisti desde criança. Craque. E tive a honra de dividir a redação, de ter bons papos e, sobretudo, ter a certeza de que aquele cara que eu admirava era muito legal. Obrigado,
@tinomarcosreal! Seu legado está escrito no jornalismo esportivo!", elogiou Felipe Andreoli.

"Sabedor de que chegaria, vira e mexe eu pensava nele: o dia em que sairia da Globo. Ele deveria ser planejado pra, então, ser festejado. E chegou desse jeitinho mesmo. Com uma sensação bombando, justo a que eu mais desejava: a gratidão. Obrigado a tantos, de tantas gerações", escreveu Tino no Twitter.

Fonte: Revista Quem