ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução/ Internet
Quinta-Feira | 07/01/2021
Cemig alerta sobre golpes contra consumidores

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) começou 2021 fazendo um alerta à população do estado, onde possui mais de 8,6 milhões de clientes. Isso porque a empresa detectou que estelionatários têm tentado aplicar golpes fazendo uso do nome da estatal.

A maioria das ocorrências tem relação com pagamento da fatura de energia elétrica e cobrança de débitos vencidos. Segundo a Cemig, esses criminosos estão se aproveitando da pandemia do novo coronavírus e utilizando ainda mais a internet para lesar os consumidores, obtendo vantagens financeiras indevidas. Esse tipo de golpe, geralmente, se dá por meio de boletos ou links falsos enviados por e-mail ou WhatsApp.

%u200BCaso seja percebida a tentativa de golpe, a Cemig orienta que os consumidores registrem um boletim de ocorrência, para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir uma investigação.

A companhia também identificou que os criminosos praticam, principalmente, dois tipos de golpes contra seus clientes que não se restringem à internet: contato telefônico com uma pessoa informando ser representante da Justiça e cobrando algum débito vencido; e ida até as residências se identificando como funcionários da Cemig, pedindo para verificar as instalações elétricas dos cômodos, aproveitando desse momento para praticar furtos.

A Cemig esclarece que cobranças judiciais são feitas exclusivamente por meio de notificação formal da Justiça, o que ocorre, na grande maioria das vezes, por correspondência, e que nenhum funcionário da empresa é autorizado a entrar nos cômodos das residências, somente ir até o local do padrão de energia.

Ao receber uma cobrança via telefone, a empresa recomenda que os clientes liguem imediatamente para o número 116, para verificar se o contato é verdadeiro. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31) 3506-1160, Telegram (@cemigbot), pelo App Cemig Atende e no site da Cemig.


Fonte: Revista Encontro