ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Frutal/ Divulgação
Quarta-Feira | 04/11/2020
Empresas anunciam investimentos milionários em cidades do Triângulo Mineiro

Cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba vão receber instalações de duas grandes empresas que anunciaram investimento na região.

Em Frutal, a norte-americana Ball Corporation confirmou o aporte de R$ 504 milhões para uma fábrica embalagens de alumínio para bebidas.

Já a GDSolar anunciou investimento de R$ 105 milhões em usinas de energia fotovoltaica em Iraí de Minas, Guarda-Mor, Ibiá, Nova Ponte, Frutal e Inimutaba (região central).

Os anúncios foram feitos nas últimas semanas, conforme divulgação do governo estadual.


Embalagens

Conforme anunciou a Ball Corporation, a previsão é de gerar 100 novos empregos com a instalação em Frutal.

A empresa informou que já está pronta para o início das obras e, com apoio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) - vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) -, está concluindo os trâmites burocráticos e obtenção de licenças.

A nova fábrica visa acompanhar o mercado, já que, segundo apurado pela companhia, desde maio houve aumento no consumo de bebidas em lata.


Energia fotovoltaica

Segundo informou a GDSolar, serão instaladas 11 usinas na região do Triângulo, Alto Paranaíba e central. O número de empregos gerados não foi divulgado.

O anúncio foi feito em outubro, junto ao governador Romeu Zema (Novo), que destacou que Minas Gerais se tornou um estado promissor para quem deseja investir em energia fotovoltaica.

Entre os motivos destacados pela GDSolar estão a simplificação para implantação de empresas de energia fotovoltaica, a melhor legislação do segmento no Brasil e os incentivos mais efetivos à geração de energia solar, além da grande incidência de raios de sol.

O governo divulgou que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais possui a maior potência instalada de geração de energia solar, representando 19,9% do total do Brasil, com capacidade de geração de 736 MW.

Minas lidera o ranking seguido pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Já em geração centralizada, a potência instalada em operação em Minas é de 529 MW, perdendo apenas para a Bahia.

Fonte: G1