ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução/TV Integração
Segunda-Feira | 20/07/2020
UFU fica entre as 60 melhores universidades da América Latina e do Caribe

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) figura a lista das melhores da América Latina e do Caribe, da organização internacional Times Higher Education. No geral, a UFU ficou na 55ª posição. Já entre as 61 universidades brasileiras analisadas pelo ranking, a instituição com sede em Uberlândia ficou na 29ª colocação.

Entre as universidades mineiras, a UFU ficou na 4ª posição, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De acordo com a Times Higher Education, o ranking incluiu apenas universidades que dispõem de programas de pós-graduação; que publicaram, no mínimo, 200 trabalhos entre 2015 e 2019; e que não tem atuação em apenas uma área de estudo específica. Ao todo, 166 instituições de 13 países foram analisadas.

Segundo a UFU, o resultado obtido é resultado de um trabalho interno, que recolheu informações específicas para a avaliação. Desde o ano passado, uma comissão criada para o assunto, discute os pontos.


Indicadores
O ranking da Times Higher Education considera 13 indicadores de performance que, juntos, formam a nota global. Eles também são divididos em cinco grandes áreas, que formam notas específicas. As notas variam de 0 a 100 pontos.

No desempenho geral, a UFU teve nota 51,8. Nas áreas específicas, as notas foram: citações (41), impacto na indústria (61,3), perspectiva internacional (24), pesquisa (48,6) e ensino (65,9).

Fonte: G1