ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução | Internet
Segunda-Feira | 11/05/2020
Sistema FAEMG lança plataforma em EaD com mais de 60 vídeo aulas para o agronegócio

A pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de inovar. Atento às demandas do agronegócio nesse período, o Sistema FAEMG / SENAR MINAS / INAES buscou formas de não deixar o produtor sem amparo e lança agora vídeo aulas para levar ao meio rural conhecimento em diversas áreas, dando a liberdade de escolher onde e quando estudar.

São mais de 60 títulos (veja link ao final da matéria) abrangendo uma gama de temas que vão desde saúde até agricultura de precisão. As aulas estão disponíveis na recém-criada plataforma EaD da entidade, gerida pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) e pela Coordenadoria de Inovação e Conhecimento (CIC) do Sistema FAEMG - www.sistemafaemg.org.br/ead.

De acordo com a coordenadora de Inovação e Conhecimento Tércia Almeida, o conteúdo em EaD já era um projeto da entidade, mas a Covid-19 acelerou o processo, dada a demanda pelos cursos do SENAR MINAS. "As vídeo aulas são consideradas uma tendência na educação da atualidade pela velocidade de transmissão das informações e as significativas mudanças. São um dos principais recursos quando falamos em Educação a Distância e apresentam alto impacto no processo educacional", explica.


Caminho para inovação
"Vivemos na Era da Agricultura 4.0 e esta plataforma leva ao estudante informação de qualidade, em qualquer lugar, a qualquer momento. O Sistema FAEMG é, mais uma vez, protagonista no compartilhamento de informações do que há de mais moderno no agro no mundo", afirma a superintendente do INAES, Silvana Novais.

A gestora destaca que plataforma é de fácil acesso, intuitiva e, "neste momento desafiador em que se recomenda o distanciamento social, possibilita a continuidade dos estudos e vai ao encontro à proposta do INAES de promover a inovação".

Nesta primeira etapa, a iniciativa é totalmente gratuita. O material está disponível a qualquer interessado e será oferecido em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, por meio dos mobilizadores. "Após a mobilização, os participantes serão cadastrados na plataforma, receberão login, senha de acesso e um tutorial, por e-mail", acrescenta Tércia Almeida.


Esforço coletivo nas gravações
Para concretização dessa proposta houve um esforço coletivo das coordenadorias e escritórios regionais, todos imbuídos do mesmo propósito. Os instrutores das vídeo aulas são credenciados pelo SENAR MINAS, os mesmos que ministram os cursos presenciais. As gravações foram feitas em diferentes regiões do Sistema FAEMG em Minas Gerais, sob supervisão dos gerentes regionais.

No Norte de Minas, o gerente regional em Montes Claros Dirceu Martins ressalta que foi uma novidade: "demonstrou a necessidade real de termos este material como forma de auxiliar nossos treinandos e maximizar a visibilidade da entidade nos canais digitais". Na regional de Governador Valadares, o gerente Ulisses Silveira ressalta que é nas dificuldades que sujem as oportunidades: "o momento está sendo muito importante para o Sistema FAEMG avançar nesta direção, sem dúvida vai ajudar o produtor e seus familiares a terem acesso ao conhecimento de forma mais prática e fácil".

Na região das Matas de Minas, Márcio Silva, gerente regional em Juiz de Fora, conta que "os instrutores, a princípio, ficaram apreensivos, mas, ao ver o resultado, a sensação foi só de alegria". Em Viçosa, o gerente regional Marcos Reis afirma que, em um mundo cada vez mais digital, as vídeo aulas vieram para ficar: "foi uma experiência rica, cheia de desafios, mas com técnica e resiliência foram superados. Vamos nos aprimorando, o agro precisa de inovações".

Fonte: Agrolink