ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Rodrigo Cunha/G1
Terça-Feira | 17/03/2020
Prefeitura de Uberlândia confirma primeiro caso de coronavírus na cidade

A Prefeitura de Uberlândia confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade. A informação foi dada no início da tarde desta terça-feira (17) pelo secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19.

Ele disse que o paciente é uma pessoa do sexo masculino, que chegou da Argentina recentemente, não é idoso e não ficou internado em unidade pública de saúde. A idade não foi informada, nem outros dados para resguardar o paciente.

O secretário afirmou ainda que está sendo feita a contraprova, ou seja, exames foram coletados e serão enviados para Belo Horizonte.

A informação ainda não consta no boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SRS-MG) nem em registros do Ministério da Saúde.

Em Uberlândia, casos em investigação já somam 28, segundo boletim atualizado nesta segunda-feira. Na manhã desta terça, o primeiro caso de morte no Brasil foi noticiado.


Argentina
Conforme a secretário, o paciente veio da Argentina recentemente, tendo passado pelo Uruguai antes de chegar a Uberlândia. Isso ocorreu há alguns dias, mas não foi anunciada a data exata.

A reportagem do MG1 apurou também que ele não estaria em estado grave e vai ser monitorado de perto, além de não estar com problemas sérios de saúde que possam complicar a situação.

Quarentena
As pessoas que ele teve contato também serão monitoradas e vão fazer exames, conforme a Secretaria de Saúde. Ainda não há informações sobre necessidade de quarentena.


Recomendações
Os especialistas recomendam a "etiqueta respiratória" para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.

Fonte: G1