ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Edmundo Gomide/UFTM
Segunda-Feira | 16/03/2020
UFTM suspende aulas e eventos presenciais em Uberaba e Iturama por causa do coronavírus

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) suspendeu, a partir desta segunda-feira (16), as atividades acadêmicas presenciais e eventos nos campi Uberaba e Iturama por causa do novo coronavírus.

Segundo a instituição, foram levados em conta o aumento de casos confirmados no Brasil, as notícias de casos suspeitos na cidade de Uberaba e a situação de emergência em saúde pública.

Por enquanto, estão suspensas as aulas e outras atividades curriculares que exigem presença física dos cursos de graduação, técnicos, pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento nas duas unidades.

Prazo
De acordo com a resolução da vice-reitora publicada neste domingo (15), as atividades estão suspensas por prazo indeterminado.

A definição quanto à necessidade da manutenção das medidas serão definidas pela Reitoria mediante orientações técnicas fornecidas pelo Comitê Especial de Acompanhamento da situação do Covid-19 na UFTM.


Área da Saúde
Conforme a UFTM, alunos dos cursos das áreas da saúde em estágio hospitalar deverão se apresentar normalmente as atividades. Fica a critério das respectivas coordenações de curso, a manutenção ou interrupção do estágio, a ser decidido a partir desta segunda-feira.

A resolução ainda determina que as atividades dos servidores docentes, técnico-administrativos e funcionários terceirizados sejam replanejadas a partir de segunda para minimizar os riscos de contaminação do Covid-19.

Eventos
Considerando que aglomeração de pessoas deve ser evitada, como medida preventiva, os eventos agendados para realização nos auditórios e demais espaços da UFTM também estão cancelados por tempo indeterminado, informou o comunicado.


Servidores da UFTM
Segundo a universidade, as atividades administrativas estão mantidas. Membros da comunidade que tenham chegado de viagem de áreas de risco devem comunicar seu retorno a suas chefias e aguardar orientações.

Os servidores técnico-administrativos e docentes que vierem de viagens internacionais, a serviço ou por motivação particular, deverão executar suas atividades remotamente até o décimo quarto dia contado da data de entrada no país.

Pandemia
A UFTM alertou que a pandemia exige de todos compromisso com a saúde pública e, por isso, cuidados individuais e coletivos devem ser observados e que "é importante a difusão de informações e orientações de forma correta para evitar a negligência".

Fonte: G1