ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Instagram @xandaviao
Segunda-Feira | 23/12/2019
Empresa de Xand Avião é condenada por violar direitos autorais

A empresa Aviões do Forró Gravações e Edições Musicais LTDA, do qual o cantor Xand Avião é sócio, foi condenada por violação de direitos autorais. De acordo com a coluna de Fábia Oliveira, a disputa judicial ocorria desde 2014.

Arley e Allan Souza, vocalistas da banda Diboa, compuseram a a música Pra Lavar e, tempos depois, descobriram que Xand e a Aviões do Forró estavam usando indevidamente o hit: rádios estavam tocando a versão da Aviões sem autorização.

Além disso, o sucesso estava sendo comercializado por meio da empresa Tray Services Tecnologia LTDA, também condenada no processo. As firmas citadas terão de indenizar os autores de Pra Lavar pelos danos morais causados, em um equivalente a R$ 50 mil para cada um deles, com acréscimo de juros e correção monetária, bem como dos danos materiais, que vão ser apurados em fase de liquidação de sentença.

Outro processo dos irmãos contra Xand corre na Justiça desde 2012, também por violão de direitos autorais. Dessa vez, com a música Só Se For Gelada. Allan Clistenes, vocalista da Banda Diboa, nesse caso, foi proposto um acordo, mas nem isso foi cumprido.

"Eles nos propuseram participar do DVD de 10 anos de carreira deles, cantando a nossa música com eles. Na época, era até o André Marques na apresentação do DVD. Chegamos no local da gravação e já começamos a estranhar quando perguntamos sobre o ensaio e eles disseram que não precisaríamos ensaiar. Depois o Xand disse pra gente aguardá-los no camarim porque eles iriam atender a imprensa. Acabou que o show começou e a gente continuou no camarim. A primeira música foi a nossa (‘Só Se For Gelada') e nós não estávamos lá pra cantar. Ainda tentamos subir ao palco, mas fomos barrados pelos seguranças. Fomos humilhados. Eles não tinham a nossa autorização para incluir a música no DVD e ainda vetaram nossa participação", contou.

Fonte: Metrópoles