ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Internet
Quarta-Feira | 21/08/2019
Teste do pezinho passa ser realizado em todas as unidades de Saúde Iturama

A secretaria municipal de Saúde da prefeitura de Iturama, informa que, o teste do pezinho passa ser realizado em todas as unidades básicas de saúde do município.

A triagem neonatal, mais conhecida como "teste do pezinho", é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança. Os bebês são submetidos a uma bateria de exames logo que nascem, com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste oferecido gratuitamente na rede pública permite diagnosticar precocemente seis doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, já que antes disso os resultados podem não ser muito precisos. Outras versões do teste oferecidas na rede particular são capazes de detectar mais doenças.

A enfermeira, Aline Bastos Mustafé, fala sobre o atendimento. "Antes, os testes eram realizados somente na UBS do Tiradentes, depois passou para o São Miguel e a partir deste mês de agosto, são realizados em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a quinta-feira, das 07 a 11 horas da manhã." Aline ainda destacou que a ampliação do atendimento veio de encontro com a vontade do prefeito Anderson Golfão que para melhor atender toda população.

Fonte: Prefeitura de Iturama