ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Nívia Araújo
Terça-Feira | 26/02/2019
DR Financeira | Você sabe o que é educação financeira?

 

Booom dia meu povo e minha pova, tuudo bem com vocês?

Se você estiver com preguicinha de ler esse texto, LÁ NO FINALZINHO DA PÁGINA VOCÊ PODE OUVIR TUDO que eu vou falar aqui. Então vamos lá!

Estamos começando mais um DR Financeira, e na semana passada eu falei sobre a reserva de emergência, e hoje eu falar sobre a educação financeira.

Educação financeira está para o enriquecimento como a educação alimentar está para o emagrecimento.

É muito difícil conseguir ganhar dinheiro e guardá-lo de forma contínua sem aprender educação financeira. Assim, muito mais do que uma atitude ou mero planejamento financeiro, a educação financeira é um conjunto de ações como cortar gastos, investir, multiplicar ganhos, acumular riqueza. Tudo isso junto, deve se tornar num hábito. E é justamente por esse hábito que, dia após dia, você formará um patrimônio sólido, crescente e saudável.

Mesmo sem grandes objetivos, o seu comportamento sempre terá a tendência de acumular riqueza.

O conceito de educação financeira é simples. Segundo a  estratégia nacional de educação financeira trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação. 

Nesse sentido, geram-se os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos envolvidos. Para assim poderem fazer escolhas bem informadas.

A resposta resumida para quem quer saber o que é educação financeira é: a arte de dominar o dinheiro, tornando-se mais consciente de cada ação em relação a esse assunto.

Nesse momento, pare e faça essas perguntas a si mesmo:

Eu controlo o meu dinheiro ou ele me controla?

Costuma sobrar dinheiro do meu salário ou apenas pago contas?

Eu sempre fecho o mês no vermelho?

Faço compras desnecessárias?

Se você respondeu sim para uma dessas perguntas, significa que você não foi bem educado financeiramente. E infelizmente isso é muito comum.

No Brasil raramente é ensinado como se deve lidar com o dinheiro em casa ou na escola. E isso prejudica a vida financeira de milhares de pessoas que não têm uma relação saudável com o dinheiro.

Mas, se você quer virar esse jogo, você pode encontrar na internet vários cursos de educação financeira e planejamento financeiro, alguns por um valor bem que baixinho e outros sem custo nenhum, como o de finanças pessoais do Senai que está disponível aqui, e é totalmente gratuito.

Bom galerinha por hoje é só, eu vou ficando por aqui, e beijo na bochecha e até a próxima terça! Tchaaaaaaaau

Por: Nívia Araújo