ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução/Redes sociais e Divulgação/Angelo France
Quarta-Feira | 13/02/2019
Artista desenha mulher que ajudou a tirar motorista após acidente com helicóptero de Boechat: 'Super-Heroína!'

O ilustrador Angelo France, 40 anos, acordou nesta terça-feira (12) com uma imagem fixa na memória e uma inspiração. Ele não conseguiu apagar a cena da vendedora Leiliane Rafael da Silva, 29 anos, socorrendo o motorista de caminhão João Adroaldo Tomanckeves, 52 anos, que se envolveu no acidente com o helicóptero onde estava o jornalista Ricardo Boechat, na Rodovia Anhanguera, na tarde desta segunda-feira (11). A força da mulher foi o que o inspirou para desenhar.

Quatrucci e o jornalista Ricardo Eugênio Boechat morreram no acidente.

O corpo do piloto de helicóptero Ronaldo Quatrucci foi enterrado na tarde desta terça-feira, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na Zona Oeste da cidade. O enterro ocorreu por volta das 16h20 . A cerimônia foi fechada para familiares e amigos.

France esperou o filho de 4 anos ir para a escola. Sozinho em casa, foi ao computador e pegou um frame do vídeo em que a Leiliane aparece e colocou ao seu lado. Na tela, ele começou a reproduzir a imagem digitalmente. Não demorou muito e ele, sem ainda perceber o feito, acabara de fazer um HQ que viralizou nas redes sociais.

Além do desenho, ele fez o seguinte post no Instagram: "Minha visão da imagem marcante no momento do acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci. Heróis reais existem! Leiliane, que assistiu de perto a queda do helicóptero, desce da moto e corre salvar a vida do motorista do caminhão atingido no acidente. Uma mulher forte, de coragem, que arriscava sua vida enquanto os homens a sua volta apenas se importavam em filmar ao invés de ajudar. Parabéns Leiliane!! Verdadeira Heroína!!!"

Neste momento, France não fazia ideia de onde o HQ chegaria. "Foi tudo muito estranho, não fiz nessa intenção. Fiz a arte hoje de manhã sem nenhum propósito, sei lá, queria homenagear a imagem, retratar a imagem que eu vi, tanto na televisão como na intrnet."

France explica que ficou impressionado com a força de Leiliane. "Ela no meio de um monte de homem, subindo no caminhão, e todos filmando. Eu pensei, é uma heroína, aquela mulher escorada no caminhão, aqueles escombros. Fiz o desenho para homenageá-la. Aí postei no meu Instagram e a página ficou louca, não parava de aparecer comentários."

Antes do post, ele tinha 1,6 mil seguidores no Instagram e agora está com mais de 8 mil. A imagem chegou a mais de 15 mil curtidas e 776 comentários.

No Facebook, o post está com 1,1 mil compartilhamentos. Ele tinha em torno de 1,6 mil seguidores e agora está com 7,7 mil.

A velocidade com que a imagem circulou pelas redes sociais o assustou. "Pelo que eu estou tentando acompanhar e ver os comentários eu ainda não consegui ter noção. Tem vários contextos na imagem. As pessoas que estão se comovendo, a força da mulher tentando ajudar e sendo forte, tem a simbologia da visão fantasiosa da Mulher Maravilha", disse France.

O ilustrador afirmou ainda que "quando eu vi a cena dela agarrada no caminhão, acho que a heroína que melhor representaria ali era a Mulher Maravilha, poderia ter colocado qualquer outra heroína ali, mas achei a Mulher Maravilha dentro do contexto ter retratado. Deu força para as pessoas enxergarem o que eu enxerguei."

Ele disse ter ficado encantado com a atitude da vendedora. "A reação dela foi sair correndo da moto e tentar ajudar. Entra na comoção, tinha pensado na indignação de outros homens com celular na mão e de que poderiam ter ajudado. Espero um dia poder encontrar com ela. Espero que ela tenha visto o desenho e gostado da homenagem."

Fonte: G1