ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Nívia Araújo
Terça-Feira | 12/02/2019
DR Financeira | Como investir no tesouro direto todos os meses

Booom dia meu povo e minha pova, tuudo bem com vocês?

Se você estiver com preguicinha de ler esse texto, LÁ NO FINALZINHO DA PÁGINA VOCÊ PODE OUVIR TUDO que eu vou falar aqui. Então vamos lá!

Na semana passada eu falei o porquê que o tesouro direto é seguro, e hoje eu vim para dar dicas de como investir no tesouro direto todos os meses.

E tudo que eu vou falar aqui não surgiu do nada, e eu aprendi com a rainha da desfudência Nathalia Arcuri, dona do maior canal de finanças do mundo no YouTube, o me poupe, então vamos lá!

Para poder começar a investir no tesouro direto você vai ter que ter uma conta aberta em uma corretora de valores, mas, por favor, escolha uma corretora que não te cobre taxa de administração, se não você me faz ter um infarto. E se você não sabe como escolher a corretora é só entrar no site www.tesouro.fazenda.gov.br, que é o site oficial do tesouro nacional, onde você encontra todas as corretoras de valores habilitadas por ele.

Agora vamos ao que interessa!

Primeiro você precisa saber o porquê você está investindo, você vai investir todos os meses para a sua aposentadoria, ou para uma viajem daqui há dois anos, ou para comprar um carro, resumindo, você precisa saber qual o seu objetivo ao investir todos os meses, para saber aonde investir.

Segundo você precisa entender a tabela do tesouro direto, basicamente é o seguinte: tesouro Selic, ele rende diariamente, por isso se você investir hoje e tirar daqui um mês e meio, você vai ganhar o equivalente ao que rendeu todos os dias; tesouro IPCA+, ele paga a inflação daquele ano mais uma taxa prefixada, ou seja, se você for investir em um tesouro IPCA 2045, e viu lá 5%, ele vai pagar essa taxa de 5% mais o que rendeu a inflação naquele ano, se nesse ano de 2019 por exemplo, for uma inflação for de 4%, ele vai render os 5% da taxa mais os 4% da inflação, ou seja, ele vai render 9%; e por último o tesouro prefixado, que é o único que você sabe exatamente o quanto você receber lá no final do recebimento daquele investimento, por exemplo, se o tesouro prefixado estiver pagando 8,2% ano, ou seja, se o prazo do investimento for até 2021, eu vou receber 8,2% de rentabilidade todo o ano até o vencimento do título;  você também vai encontrar no tesouro direto, o tesouro IPCA juros semestrais e o tesouro prefixado juros semestrais, esse tesouro não é legal pra quem quer juntar patrimônio, para quem quer juntar uma grana esquece os juros semestrais, porque a cada seis meses, ele devolve a rentabilidade para a conta da sua corretora, e o que você quer é a ação dos juros compostos, e se o que rendeu volta para a conta vai render sempre em cima do valor inicial, ai não é bacana.

Terceiro você tem que transferir o seu dinheiro do banco para a conta na corretora, porque você não vai conseguir investir no tesouro direto no seu banco sem pagar taxa de administração.

Quarto e último, o seu papel como pequeno investidor é procurar um banco que não te cobre taxa de transferência do seu dinheiro do banco para a sua conta na corretora de valores.

O título certo para cada tipo de objetivo resumidamente, titulo a longíssimo prazo, tipo aposentadoria, tesouro direto IPCA sem juros semestrais; para quem tem planos para curtíssimo prazo, daqui há três meses por exemplo, ou para uma reserva de emergência, tesouro Selic; ou para você que quer diversificar, que quer para esperar até o final do vencimento, mas não quer deixar para mais de 10 anos, tesouro prefixado.

Bom galerinha é isso, eu vou ficando por aqui, e beijo na bochecha e até a próxima terça! Tchau!!!

Por Nívia Araújo