ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terça-Feira | 05/02/2019
DR Financeira | O tesouro direto é seguro? Leia e saiba a resposta!

Booom dia meu povo e minha pova, tuudo bem com vocês?

Se você estiver com preguicinha de ler esse texto, LÁ NO FINALZINHO DA PÁGINA VOCÊ PODE OUVIR TUDO que eu vou falar aqui. Então vamos lá!

Na semana passada eu falei de alguns investimentos que são mais rentáveis do que a poupança, entre eles estava o tesouro direto, e hoje eu vim para falar o porquê que ele é seguro.

E quem me contou isso? E como eu sei disso? Tudo que eu vou falar aqui eu aprendi com a rainha da desfudencia Nathalia Arcuri, dona do maior canal de finanças do mundo no YouTube, o Me Poupe, então vamos lá!

Mas Nívia o que é o tesouro direto? Eu já falei isso no programa passado, mas como eu to boazinha eu falo de novo, o tesouro direto é um programa do tesouro nacional, criado em 2002, em parceria com a BM&F Bovespa, que é atual B3, para venda de títulos públicos federais, para pessoas físicas por meio da internet.

E se você ainda está não investindo o seu suado dinheiro tesouro direto porque acha que ele não é seguro ou porque tem medo de perder ele, deixa eu te contar algumas coisas:

Primeiro, o tesouro direto tem a garantia do tesouro nacional que é a instituição mais solida no país, e, é por isso que ele te garante 100% do valor que você tenha aplicado no tesouro direto, e não apenas 250 mil como é o caso do fundo garantidor de crédito.

Segundo os bancos privados têm muito mais chances de quebrar do que o tesouro nacional, porque todos os bancos têm muito dinheiro investido em títulos públicos, ou seja, se o tesouro quebrar ele também não vai pagar o seu banco.

Terceiro se a corretora que você usou para investir o seu dinheiro falir, nada vai acontecer desde que o seu dinheiro tenha sido aplicado no tesouro direto, porque quem toma conta disso é BM&F Bovespa, e se isso acontecer você pode transferir a custodia do seu investimento para outra corretora sem problema nenhum.  E se você tem um banco que te cobra taxa de administração você nem precisa esperar ele falir para poder transferir a custódia para uma corretora que não te cobre taxa de administração, você pode fazer isso agora mesmo, é um direito seu, obrigada, de nada!

E de onde vêm os boatos de que o tesouro não é seguro? Eles surgem por falta conhecimento, até porque existe uma emenda constitucional de número 32/2001, que modificou o artigo 62 da constituição. Ela afirma que não se pode emitir qualquer medida provisória que “vise à detenção ou sequestro de bens, da poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.

E se você me perguntar se eu tenho dinheiro investido no tesouro direto? Claro que eu tenho minha linda, eu quero ver o meu dinheiro e os juros compostos trabalhando pra mim. Mas, se você ainda ta com medo de investir, abra uma conta em uma corretora que não cobre taxa de administração é claro, pegue R$ 30,00 que é o valor mínimo que se pode investir, e investe lá para você ver como que é, porque quanto mais você conhecer, menos medo você vai ter e mais dinheiro você vai acumular durante o tempo.

Bom galerinha é isso, eu vou ficando por aqui, até a próxima. Beijus de luz!!!

Por: Nívia Araújo