ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Ministério do Meio Ambiente
Segunda-Feira | 04/02/2019
Projeto brasileiro de agricultura urbana é premiado na Alemanha

O projeto Revolução dos Baldinhos foi premiado na Alemanha pela organização World Future Council (WFC) como prática agroecológica de excelência. A iniciativa promove a compostagem e o desenvolvimento da agricultura urbana em Florianópolis (SC).

A premiação aconteceu em janeiro, durante a Semana Internacional Verde, em Berlim, por atender a critérios de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ao todo, competiam 77 programas de 44 países do Sul global, e foram escolhidos 15 vencedores.

O projeto começou em 2008, na comunidade Chico Mendes, na capital catarinense. O objetivo inicial era resolver um problema grave de contaminação pelo manejo incorreto do lixo, que chegou a causar infestação de ratos e a morte de pessoas por doenças.

Sensibilizar as famílias sobre a reciclagem das sobras de comida e sobre como transformá-las em composto orgânico foi o primeiro passo. A ideia era usar o plantio como ferramenta de promoção da saúde e da alimentação saudável.

A iniciativa criou um sistema para recolher os resíduos orgânicos nas casas, escolas e creches e entregar adubo resultante da compostagem, que os moradores utilizam em suas hortas e pequenas plantações orgânicas.

O lixo que sobra nas residências e instituições vai para a coleta pública, sem estar misturado com restos de comida. O material separado para descarte fica seco, sem mau cheiro e sem sujar a rua, além de ser facilmente manuseável. Ao separar o lixo, a comunidade faz a triagem dos resíduos, encaminhando aquilo que pode ser reaproveitado para a reciclagem.

Desenvolvida com o apoio do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), a iniciativa já havia sido reconhecida no ano passado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Em 2011, a Revolução dos Baldinhos ganhou o prêmio nacional Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Dois anos depois, foi vencedora na mesma premiação, desta vez na categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Universidades.

Cintia Aldaci Cruz é a coordenadora do projeto em Santa Catarina e diz que o trabalho do grupo pode ser reconhecido como uma política pública junto à comunidade. "Sabemos que estamos no caminho certo. Somos uma tecnologia social certificada pela Fundação BB e esperamos que este prêmio internacional também possa abrir portas para nosso trabalho", avalia.

A Revolução dos Baldinhos também é uma das cinco iniciativas escolhidas para ser implementada no Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social (MUTS), criado para mobilizar moradores de conjuntos residenciais financiados pelo Banco do Brasil.

Fonte: Canal Rural