ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quinta-Feira | 19/11/2015
Lama de Mariana (MG) faz faltar água até em Uberaba, a 580 km distância

A cidade de Uberaba (MG), está a cerca de 580 km de distância da cidade de Mariana (MG) e das cenas da tragédia ambiental que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e comprometeu o rio Doce. Mesmo assim, Uberaba, que está no Triângulo Mineiro, teve seu fornecimento de água cortado nesta quarta-feira (18).

O que levou à suspensão do serviço, segundo a administração local, foi a falta de sulfato de alumínio, um produto utilizado no processo de tratamento da água.

A prefeitura local justificou que a entrega do material está atrasada porque o fornecedor priorizou o atendimento à demanda dos municípios atingidos pela tragédia na região de Mariana.

"Toda produção de sulfato de alumínio está sendo canalizada para a região de Mariana, onde muitas pessoas não estão recebendo uma gota de água. Nunca imaginei que desastre de Mariana iria afetar o Triângulo Mineiro", afirma o presidente do departamento municipal de água, Luiz Guaritá Neto.

A estação de tratamento de água foi desligada a partir das 3h da manhã e o bombeamento para os reservatórios foi interrompido. Segundo Guaritá, a distribuição de água aos bairros também foi suspensa temporariamente para evitar a queda exagerada dos níveis de reserva e garantir abastecimento das caixas d'água, no mínimo, uma vez por dia.

"Os reservatórios precisam estar muito cheios para que haja a distribuição para toda a cidade. Esse período de 15 horas que ficamos sem o tratamento de água vai afetar a distribuição nos próximos três dias até que o sistema seja regularizado. Então, pedimos à população que faça o uso racional da água", alerta.

Nesta quarta, houve reclamações de falta de água em várias regiões da cidade -foram pelo menos cinco bairros. A expectativa é receber o carregamento de sulfato de alumínio ainda hoje para retomar o tratamento de água em Uberaba e normalizar o fornecimento aos bairros.

"Apesar de ter bastante água no rio que abastece Uberaba, a estação de tratamento está parada e a previsão é que volte a funcionar somente no fim do dia", pondera.

PEDIDO ATRASADO

De acordo com o presidente do departamento de água de Uberaba, um pedido de 52 mil quilos de sulfato de alumínio foi realizado no dia 9 de dezembro, à Bauminas Química, empresa contratada para fornecer o sulfato de alumínio. A entrega estava programada para ser feita em duas partes, mas o prazo não foi cumprido e o estoque reserva do produto acabou.

Guaritá informou que uma notificação extrajudicial foi encaminhada nesta quarta-feira (18) à empresa devido aos problemas causados no abastecimento.

Procurada, a Bauminas não se manifestou sobre o assunto.

Fonte - GISELE BARCELOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM UBERABA (MG)