ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 10/12/2018
Chuvas intensas elevam níveis dos reservatórios no Triângulo Mineiro

O volume de chuvas registrado nos primeiros dias de dezembro tem impactado positivamente no nível dos rios e reservatórios do Triângulo Mineiro. Os índices começam a aumentar e a tendência é que a previsão chuvosa para o final de 2018 continue contribuindo para minimizar os impactos gerados pela estiagem.

Em agosto, o G1 mostrou a situação dos reservatórios cujos níveis começavam a cair. Veja abaixo os indicadores atualizados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste mês em comparação a setembro, um dos meses mais secos do ano.

A Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, localizada em Iturama, na divisa com o estado de São Paulo (SP), registrava volume útil de água de 19,86% até o final de setembro. Atualmente, está em 27,29%.

Já na Usina Hidrelétrica de Emborcação, em Araguari, o volume que estava em 17,33% agora é de 20,57%.

A melhora na Usina de Marimbondo, em Fronteira, foi uma das mais expressivas dentro do período pesquisado. Com a cheia da represa, o volume útil de água saltou de 10,21% para 44,43%.

Em Nova Ponte, o volume no reservatório aumentou em quase 40%, saindo de 16,33% em setembro para 22,14% no dia 8 de dezembro.

Outro resultado grande ocorreu em São Simão, localizada entre o município goiano e a cidade de Santa Vitória. O volume útil na região triplicou nos últimos meses ao sair de 18,37% e atingir 46,10%.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro