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Segunda-Feira | 10/12/2018
Em meio à polêmica, Carrefour anuncia ações em prol da causa animal

Há mais de uma semana a rede de supermercados Carrefour enfrenta uma crise por conta de um episódio ocorrido em uma das unidades de Osasco, na Grande São Paulo. No local, um dos seguranças terceirizados agrediu e provocou a morte da cachorra Manchinha, que circulava pelo local. A publicação do ocorrido nas redes sociais gerou uma onda de críticas e de protestos liderados por ONGs de proteção nacional, ampliado por postagens de personalidades que repudiaram a atitude do segurança e cobraram do Carrefour atitudes práticas perante o ocorrido.

Em reportagem exibida no Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 9, pela primeira vez um porta-voz da marca falou a respeito do assunto. Paulo Pianez, diretor de responsabilidade social do Carrefour declarou que a empresa reconhece sua responsabilidade na morte do animal pelo fato de o funcionário estar a serviço do Carrefour, mas reforçou que a atitude do segurança quebra completamente os procedimentos da companhia.

Um dia antes da exibição da reportagem - no sábado, 8 - a unidade em que ocorreu a morte do animal recebeu uma manifestação organizada por ativistas da área de proteção animal. A loja chegou a ser fechada por conta da movimentação dos manifestantes.

Desde quando o caso veio à tona, o Carrefour divulgou comunicados no qual reforçou que colaboraria com as autoridades para que o caso fosse esclarecido e que não se isentaria de responsabilidades. Membros de ONG's e de entidades de proteção aos animais, no entanto, cobraram ações mais firmes por parte da companhia e mais engajamento na causa dos animais abandonados.

Na mesma matéria exibida no programa da TV Globo, Paulo Pianez falou sobre algumas ações que a marca adotará em prol da causa animal a partir da morte de Manchinha. Em comunicado, a rede de supermercados detalhou alguma dessas ações. A data da morte da cachorrinha, 28 de novembro, será transformada no Carrefour Pet Day, evento anual em que a rede se compromete a apoiar com recursos as ONGs de proteção aos animais.

Além do Carrefour Pet Day, a marca também promete revisar os procedimentos internos para lidar com animais abandonados no entorno de suas lojas e revisar o treinamento de seus colaboradores, parceiros e prestadores de serviços. Outra promessa anunciada pelo Carrefour é auxiliar no reaparelhamento do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco, em São Paulo. Leia o comunicado na íntegra:

"O Carrefour informa que se reuniu com diversas ONGs e entidades que atuam com a causa animal, ouvindo suas solicitações e recomendações para a construção de iniciativas em prol da causa. Dentre as ações anunciadas estão: a revisão dos procedimentos internos para lidar com animais abandonados no entorno das lojas; revisão dos treinamentos de colaboradores, parceiros e prestadores de serviço; ampliação das feiras de adoção de animais em todo o país; reaparelhamento do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco (SP), para que possam desempenhar suas funções da melhor forma possível; criação do ‘Carrefour Pet Day', a ser realizado anualmente no dia 28 de novembro, data da morte da cachorrinha, quando apoiará com recursos entidades de acolhimento e defesa animal. A companhia seguirá em contato com essas entidades para o desenvolvimento de novas iniciativas em prol da causa animal. Seguimos colaborando com as autoridades para que o caso seja elucidado o mais rápido possível. Reforçamos que estamos tristes com a morte do animal e não vamos nos eximir de nossa responsabilidade."

fonte - meioemensagem