ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terça-Feira | 27/11/2018
Projeto de incentivo à leitura é implantado na Praça João XXIII, em Iturama-MG.

Uma Geladeira sem uso ganhou uma nova função na cidade Iturama-MG. O Capítulo Iturama 195 da Ordem Demolay implantou no início da noite de segunda-feira (26), o projeto "Geladeira Literária Antônio Jarbas Mesquita". O local escolhido foi a Praça João XXIII, também conhecida como "Praça do Paulinho", no bairro Nossa Senhora de Fátima.

O objetivo do projeto idealizado pela Ordem Demolay de Iturama é incentivar a leitura e fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso aos livros, podendo ser levado para outros bairros, de acordo com o Mestre Conselheiro Rafael Marrega, que ainda ressaltou a homenagem prestada a um grande homem, de um coração generoso e enorme sabedoria, o empresário e maçom Antônio Jarbas Mesquita, o "tio Jarbas" ou "Jarbinhas", como era carinhosamente conhecido. "Ele era muito conhecido. Foi um grande homem e foi um grande tio para nós, porque os maçons são nossos tios", afirmou.

Além da presença de familiares do homenageado e de integrantes da entidade, a cerimônia também contou com a participação do Sênior Demolay Rafael Leite que fez questão de destacar a importância deste projeto de incentivo à leitura. "A cultura, é a maior contribuição que eu posso oferecer à sociedade. E foi graças a minha mãe, a professora Maria Cristina, que viu uma reportagem na TV e me incentivou a apresentar o projeto para a Ordem Demolay, e foi muito bem recebido. O "Geladeira Literária" é da comunidade Ituramense e será algo de muita ajuda para a sociedade. Se a agente conseguir fazer com que uma pessoa adquira o hábito da leitura, para mim será de grande valia", disse.

Vale lembrar que além de retirar exemplares da geladeira, os moradores e frequentadores da praça também podem deixar livros na geladeira para que outras pessoas possam ler. Dentro dela, o leitor poderá explorar mundos e histórias incríveis.

Para isso, precisamos de sua ajuda. Na porta da Geladeira Literária ainda tem os seguintes dizeres: "Pegue qualquer livro, gibi ou revista, pode levar pra sua casa, mas devolva. Outra pessoa também quer ler".

Portanto, contribua, colabore e participe deste projeto organizado e idealizado pelo Capítulo Iturama 195 da Ordem Demolay e boa leitura!

Por: Vander Resende