ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 26/11/2018
Com investimento de R$ 22 mi, empresa anuncia instalação da primeira usina de energia solar em Uberaba.

Executivos da empresa Innova Energy anunciaram nesta sexta-feira (23) a instalação da primeira Usina Fotovoltaica em Uberaba.

Com investimentos que podem chegar a R$ 22 milhões, a expectativa é que a planta de energia renovável entre em operação no primeiro semestre de 2019. A quantidade de empregos a serem gerados com o novo empreendimento ainda é avaliada.

Segundo a empresa, a planta vai iniciar as atividades com uma potência de 1 megawatt, cerca de 130 mil KWH/ mês, evoluindo para até 5 megawatt, cerca de 650 mil KWH/mês – o que é suficiente para abastecer 750 residências com consumo de até 800 KWH.

“Nós fizemos um estudo para determinar o melhor local para a instalação da usina. Os locais favoráveis para a construção da planta em Uberaba ficam nas rodovias BR-050, sentido São Paulo; na antiga Filomena Cartafina, sentido Distrito Industrial e na MG-190, sentido Nova Ponte”, explicou Sanches Silva, sócio-diretor da Innova Energy.

Durante o encontro no Centro Administrativo, a empresa, que é de Uberaba, também protocolou na Prefeitura a solicitação de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), sobre a viabilidade de eficiência energética. A ideia é produzir energia solar para a redução de gastos do poder público.

“Minas Gerais tem a energia mais cara do Brasil. Com a produção de energia fotovoltaica é possível reduzir esse custo em 10% - economia que pode resultar em mais investimentos em outras áreas do município”, comentou Sanches.

Além do prefeito, Paulo Piau (MDB), estiveram presentes no encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes; a secretária adjunta Anne Nóbrega; a secretária de Projetos e Parcerias, Ângela Dib e o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas.

“Todos os prédios com condições de receber radiação solar e, consequentemente, produzir energia limpa, nós podemos sim, investir nisso e baratear os custos com energia hidrelétrica. No Codau, por exemplo, podemos com essa redução, inclusive, baratear a tarifa de água para o consumidor final. Evidentemente, como manda a lei, outras empresas do setor também poderão apresentar seus projetos, caso tenham interesse", afirmou Piau.

Fonte: G1