ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 26/11/2018
Hamilton passeia em Abu Dhabi e vence último GP do ano; Alonso dá adeus à Fórmula 1 com 11º lugar.

De forma tranquila, Lewis Hamiltou passeou pelo Circuito de Yas Marina para vencer o GP de Abu Dhabi, a última etapa de 2018, na tarde deste domingo. Com o resultado, o britânico conquistou a sua 11ª vitória no ano - 73 na carreira - para encerrar o ano com chave de ouro após a conquista do pentacampeonato no México.

Sebastian Vettel, em segundo, e Max Verstappen, em terceiro, completaram o pódio. Ambos se beneficiaram de erros de Valtteri Bottas para conquistar as respectivas posições. O finlandês ainda foi superado por Daniel Ricciardo para receber a bandeira em quinto. Do top 6, apenas Kimi Raikkonen não terminou a corrida. O piloto da Ferrari teve problemas no carro e abandonou de forma melancólica a sua última corrida pelo time de Maranello.

A corrida não foi recheada de ultrapassagens, característica do traçado árabe, mas teve algumas boas disputas como a de Verstappen e Ocon, logo no início da prova, e também a disputa do piloto da RBR com Valtteri Bottas. Em ambas as ocasiões, os holandês acabou tocando nos rivais.

A última etapa da temporada 2018 da Fórmula 1, em Abu Dhabi, foi marcada por uma série de despedidas. Houve aqueles que não vão correr no ano que vem, como Fernando Alonso, Esteban Ocon, Marcus Ericsson, Stoffel Vandoorne e Sergey Sirotkin. Também houve os que fizeram suas últimas provas antes de trocar de equipe, como Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Carlos Sainz Jr.

De todas as despedidas, a que mais marcou sem dúvida foi a de Fernando Alonso, que deixa a F1 depois de 17 temporadas. O bicampeão mundial recebeu uma série de homenagens e chegou a dizer que queria ser "invisível" até segunda-feira porque é mais tímido do que as pessoas acreditam. Com um capacete e carro utilizando pinturas especiais, Alonso ficou próximo de marcar um pontinho, mas acabou a prova em 11º lugar. Ainda assim, o espanhol foi eleito o Piloto do Dia em votação no site da F1.

Em 2019, Alonso segue disputando o restante da temporada do Mundial de Endurance e participa novamente das 500 Milhas de Indianápolis num esquema montado pela McLaren. O espanhol chegou a dizer que poderia voltar um dia à F1 caso "ficasse desesperado" em casa. A inscrição "Hasta luego" ("Até logo", em português) pintada no bico da McLaren em Abu Dhabi deixou no ar um ponto de interrogação. Será?

Fonte: Globo Esporte