ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 05/11/2018
‘Sou favorável a uma polícia mais efetiva, que não fique com medo de enfrentar bandidos’, diz Zema

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou na manhã desta segunda-feira que fará com que a Polícia Militar "realmente tenha liberdade", com a instalação de um equipamento que vai documentar a ação dos agentes. A declaração foi dada em entrevista coletiva na Associação Mineira de Rádio e Televisão.

"E que [com a instalação do equipamento] amanhã nenhum policial venha a responder a um processo indevidamente porque feriu ou matou alguém. Eu sou favorável a uma polícia mais efetiva, que não fique com medo de enfrentar bandidos, que é o que infelizmente aconteceu nos últimos anos no Brasil", comentou.

Zema também enfatizou outras medidas que pretende adotar no governo, como diminuir o número de secretarias e juntar pastas, como de Agricultura e com a do Meio Ambiente. Diferente do presidente eleito Jair Bolsonaro, que voltou atrás de unir os ministérios dos mesmos setores, ele disse que manterá a ideia, desde que as competências de cada área sejam preservadas.

"Um estudo preliminar que indica que é viável. Todo país desenvolvido que analisamos tem as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente na mesma pasta. Estamos sujeitos a reanalisar, caso fique provado que possa haver alguma perda. Até o momento, estivemos com várias entidades e o que está sendo dito é que é plenamente viável, desde que se mantenha a independência técnica da Secretaria de Meio Ambiente", argumentou.

O governador eleito ainda prometeu dar tratamento justo a servidores efetivos. "Quem trabalha no governo muitas vezes se sente frustrado porque vê pessoas muito menos capacitadas do que ele próprio ou seus pares que, por indicação política, vêm ser seus chefes. Uma das coisas que vamos privilegiar e valorizar é o funcionário público competente. Eles vão compor a liderança de muitas secretarias e autarquias como nunca aconteceu no passado", afirmou.

Zema encerrou a agenda de compromissos pela manhã em um encontro de cortesia com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que também disputou a eleição para governador, Adalclever Lopes (MDB). Segundo a assessoria de comunicação de Zema, ele deve visitar os gabinetes de todos os deputados estaduais antes de assumir o mandato.