ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 04/06/2018
Ônibus são incendiados por criminosos em Uberlândia e Uberaba

Seis ataques a ônibus do transporte público foram registrados na tarde deste domingo (3), sendo três em Uberlândia e três em Uberaba. Ninguém ficou ferido e não há presos até o momento.

Também foi registrada uma tentativa de ataque a ônibus no Bairro Monte Hebron. Segundo a polícia, o motorista acelerou e o crimonoso caiu do ônibus deixando o galão com o combustível.

Ao G1, o coronel Cláudio Vitor Rodrigues, comandante da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), informou que é cedo dizer a motivação dos crimes e que estão levantando as hipóteses.

Uberlândia
O primeiro registro em Uberlândia ocorreu por volta das 16h no Bairro Morumbi. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o crime ocorreu na Rua Esplendor contra um veículo da linha A-236, pertencente à empresa São Miguel.

O segundo incêndio a ônibus foi no Bairro Segismundo Pereira por volta das 17h10. A aeronave Pégasus fez sobrevoos na região para identificar e localizar os criminosos. O veículo da linha A105 ficou completamente destruído.

A terceira ocorrência foi por volta das 19h na Rua Bento de Faria no Bairro Lagoinha. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ainda não se sabe se o ônibus da linha A118 foi parcialmente ou totalmente queimado. Os bombeiros informaram ainda que o incêndio atingiu rede elétrica.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação das empresas de ônibus e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett), que em nota informou que manifestam indignação e repúdio aos novos atos criminosos.

"Ainda reiteram que eventos assim causam não só sérios prejuízos financeiros às empresas, mas principalmente risco à integridade dos clientes e colaboradores do transporte de passageiros. Informam ainda que, diante do ocorrido, retomaram o contato direto com os órgãos públicos envolvidos para sanar os ataques e reforçar ainda mais a segurança no transporte público no município com escoltas em horários críticos. As empresas também pedem o apoio da população para denunciar qualquer situação suspeita. Ainda reforçam que, neste momento, a participação da população na busca por esses vândalos é fundamental."

Uberaba
Em Uberaba, um dos ônibus incendiados foi no Bairro Jardim Primavera. Segundo os bombeiros, seis indivíduos encapuzados pararam o veículo da viação Piracicabana. Três deles ordenaram que motorista e passageiros desembarcassem. Na sequência eles atearam fogo no veículo. O registro foi na Rua Conceição de Souza Araújo.

A outra ocorrência foi no Rua Luciano Justiniano Ribeiro no Bairro Jardim Maracanã. Segundo informações da PM, dois criminosos pararam o veículo e obrigaram os passageiros a descerem. Em seguida eles atearam fogo no ônibus, que ficou parcialmente destruído.

A terceira foi na Rua Jovita Pinheiro, no Bairro Cidade Ozanam. A polícia informou que o crime foi praticado semelhante aos outros, com a presença de homens encapuzados que fizeram todos os passageiros desderem do ônibus, que foi incendiado.

O presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), Rodrigo Oliveira, informou ao G1 que em comum acordo com a Prefeitura todos os ônibus serão retirados de circulação. Segundo ele, o objetivo é garantir a segurança dos usuários e profissionais que atuam no transporte público da cidade.

A assessoria da Prefeitura de Uberaba confirmou a retirada dos ônibus e informou que assim que a polícia sinalizar que a situação está controlada o serviço voltará a funcionar.

Fonte - G1