ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terça-Feira | 27/03/2018
Conceder habeas corpus a Lula é 'dar um passo para trás', diz Moro

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, falou sobre a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) conceder habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na retomada do julgamento pela Corte, que acontece no dia 4 de abril.

"Eu espero que o STF tome a melhor decisão", disse o juiz no programa Roda Viva da TV Cultura desta segunda-feira (26). Para o magistrado, a decisão do STF que estabeleceu, em 2016, que condenados em segunda instância já comecem a cumprir pena está correta. "Esperar o trânsito em julgado é um desastre que leva à impunidade, principalmente de poderosos", pontuou.

Moro ressaltou que a questão "transcende a questão envolvendo o ex-presidente Lula". "Fiz um levantamento e são 114 execuções de penas ordenadas por mim e minha colega juíza Gabriela Hardt desde esse precedente. Há casos de crimes contra a administração pública não só da Lava Jato, mas de peculatos milionários, desvios de dinheiro da saúde e da educação, tem também traficantes, pedófilos, doleiros, isso só dentro de um universo pequeno que é o meu local de trabalho."

"A revisão desse precedente, que é um marco no progresso do enfrentamento da corrupção, tem um efeito prático muito ruim, e passaria uma mensagem errada, no sentido de que não vamos avançar, e sim dar um passo para trás", concluiu.

Moro foi entrevistado por uma bancada de jornalistas, entre eles Fernando Mitre, diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes.

fonte: Band