ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terça-Feira | 06/03/2018
Dengue ultrapassa 900 casos prováveis no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

ais de 900 casos prováveis (confirmados + suspeitos) de dengue foram registrados em municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta segunda-feira (5), mostra que os registros quase triplicaram desde os números divulgados pelo boletim em fevereiro, quando foram contabilizados 330 registros prováveis. Agora são 909.

Os números de chikungunya saltaram de oito para 16 casos. Dois novos casos de zika também foram registrados em Ituiutaba e Uberaba.

Dengue
As cidades com maior número de casos são Uberlândia e Uberaba. A região de cobertura da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba também concentra grande parte dos registros da região, com média incidência da doença na cidade de Santa Vitória, que registrou 57 casos até esta segunda-feira. Confira o balanço:

Abadia dos Dourados: 3
Água Comprida: 1
Araguari: 7
Araporã: 33
Araxá: 2
Cachoeira Dourada: 3
Campina Verde: 3
Campo Florido:3
Campos Altos: 1
Canápolis: 5
Capinópolis: 8
Centralina: 3
Conceição das Alagoas: 5
Conquista: 2
Coromandel: 2
Delta: 4
Fronteira: 5
Frutal: 20
Gurinhatã: 5
Ibiá: 2
Indianópolis: 2
Ipiaçu: 3
Irai de Minas: 1
Itapagipe: 8
Ituiutaba: 79
Iturama: 7
Limeira do Oeste: 5
Monte Alegre de Minas: 3
Monte Carmelo: 11
Nova Ponte: 2
Patos de Minas: 39
Patrocínio: 7
Perdizes: 1
Pirajuba: 3
Planura: 5
Prata: 3
Pratinha: 1
Presidente Olegário: 2
Rio Paranaíba: 1
Sacramento: 5
Santa Juliana: 5
Santa Vitória: 57
Uberaba: 258
Uberlândia: 262
São Francisco de Sales: 1
São Gonçalo Abaeté: 2
Tupaciguara: 13
União de Minas: 1
Vazante: 3
Veríssimo: 2

Chikungunya
A chikungunya é a segunda doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti com o maior número de casos sendo que, na região, os casos dobraram em relação ao último mês. Foram contabilizados oito casos suspeitos na ocasião e agora são 16 registros na região mineira. Segundo a SES, até o momento não há nenhum óbito confirmado ou em investigação para chikungunya no estado neste ano. Veja as cidades com registros da doença:

Tupaciguara: 2
Uberlândia: 4
Coromandel: 1
Planura: 1
Sacramento: 2
Uberaba: 3
Patos de Minas: 3

Zyka
A região do Triângulo Mineiro apresentou quatro casos de zika registrados em Ituiutaba e Uberaba. São dois a mais que o boletim divulgado há um mês.

Ituiutaba: 2
Uberaba: 2

O mapeamento de infecções causadas pelo Aedes aegypti deve ser informado ao Governo Federal por todos os municípios. A determinação é do Ministério da Saúde e tem o objetivo de monitorar a infestação do mosquito. Os boletins são divulgados semanalmente pelo estado.

A zika, a chikungunya e a dengue são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No caso da zika, a transmissão também ocorre por via sexual e de mãe para filho durante a gravidez. A dengue e a febre amarela são passadas apenas por meio da picada de mosquitos.

Para evitar a proliferação dos pernilongos, é importante não deixar água parada. Para evitar as picadas, é possível colocar redes nas janelas, vestir roupas que cubram braços e pernas e usar repelente.

Fonte - G1