ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira | 28/08/2017
'Me senti feliz e realizado', diz homem após doar um Opala ao Hospital do Câncer em Uberlândia

"Era uma doação que estava planejando fazer a muito tempo, e quando fiz eu me senti muito mais feliz que antes, " disse Edmilson Silva Santos, de 51 anos em entrevista ao G1 sobre a doação que fez de um Opala ano 79 para o Hospital do Câncer em Uberlândia. A iniciativa pode render R$ 40 mil para a instituição, segundo a diretoria do Grupo Luta Pela Vida.

Edimilson disse que o carro está com ele há vários anos e ele tinha um carinho especial pelo automóvel. "Já tive oportunidade de vender o Opala, muita gente ama carro antigo. Mas eu tinha um carinho especial por ele, sempre gostei muito de carros antigos, viajava bastante nele, que é muito especial para mim," afirmou.

O doador falou ainda sobre o sentimento de ter ajudado tantas. "Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito e a sensação de gratidão é o que me deixa mais emocionado".
O presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Alves Pereira, afirmou que além das doações, a Organização Não Governamental (ONG) realiza projetos e leilões para arrecadar fundos para o hospital que é custeado apenas de ajuda e que foi uma surpresa quando o homem chegou com o carro para fazer a doação.

"No hospital a única fonte de custeio é a doação das pessoas. Temos doação de pessoa física e jurídica e também criamos outras alternativas, como o aniversário solidário, leilões. O Edmilson nos procurou para fazer a doação falando que admirava o projeto e queria ajudar," disse.

O carro já está com a ONG e deve ajudar a arrecadar aproximadamente R$ 40 mil para o hospital, pois conforme o grupo, duas possibilidades estão sendo estudadas para que o Opala seja vendido ou leiloado. "Conhecemos um clube que é fanático por Opalas e estamos verificando qual é alternativa melhor para o veículo," completou Renato Alves.

Com a arrecadação a ONG ajuda, além dos pacientes, as famílias que também estão passando por um momento difícil. "Nós temos no hospital um trabalho complementar. Os pacientes cujas famílias são necessitadas, ajudamos com cesta básica e complemento alimentar, além de remédios, principalmente contra dor, que o SUS não fornece," afirmou.

Na internet
O Hospital do Câncer publicou o gesto de Edmilson Silva na página do Facebook e a publicação virilizou. Já são quase 900 curtidas, mais de 200 compartilhamentos e dezenas de comentários de parabéns e pessoas se mobilizando para fazer o bem.

O doador disse à reportagem do G1 que fica emocionado lendo cada comentário. "Minha esposa fica lendo para mim os comentários e fico emocionado, chego a chorar com a quantidade de coisas boas que as pessoas falam," disse.
O diretor do hospital, Renato Alves, afirmou que é muito importante que as pessoas se sintam motivadas com atitudes como essa, pois é o hospital que ganha com a solidariedade. Ele ainda falou sobre o número de doadores na ONG.

"Nós temos ajuda de pessoas física, 50 mil doadores que doam todo mês, 20 mil que fazem doações esporádicas, são também 1.000 empresas fidelizadas, além das doações espontâneas," explicou.

Outras doações
O presidente da ONG contou ao G1 sobre outras doações grandes que o hospital já recebeu, entre elas de duas mulheres que doaram, em testamento, bens para o projeto. Uma delas doou cinco imóveis em Uberlândia para arrecadar fundos para os pacientes. A outra senhora doou um apartamento e uma casa também em Uberlândia.

"O Grupo Luta Pela Vida é constituído 100% por voluntários e aproximadamente 500 pessoas dentro do hospital trabalhando direto com o paciente," completou.

Fonte - G1