ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terça-Feira | 15/08/2017
Santa Vitoria: Comissão de Minas e Energia da ALMG participa de protesto contra leilão de usinas

Ato público da Frente Mineira de Defesa da Cemig será nesta sexta (18), na Hidrelétrica de São Simão, em Santa Vitória/MG.

Em mais um movimento para tentar barrar o leilão de usinas controladas pela Cemig, proposto pelo governo federal, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (18/8/17).

Além de visitar a Usina Hidrelétrica de São Simão, uma das quatro na lista de privatização, deputados vão participar de ato público contra o leilão, às 14 horas, no mesmo local (BR–365, Km 873, distrito de Chaveslândia).

O protesto é promovido pela Frente Mineira de Defesa da Cemig, que reúne parlamentares, movimentos sociais e diversos sindicatos. A frente tem cumprido ampla agenda de discussões e visitas contra a proposta federal. Na última terça-feira (8), o encontro foi em Brasília, com autoridades políticas e do Judiciário.

Potencial 

As usinas de São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande, todas no Triângulo, respondem por cerca de 50% da energia gerada pela Cemig. Por isso, a venda das unidades pode comprometer o desempenho da empresa. As concessões das usinas estão vencidas, mas a Cemig alega ter direito à renovação dos contratos.

A visita foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), que já ressaltou, em outras oportunidades, o risco de encarecimento do serviço para o consumidor, a partir da privatização. O parlamentar destaca também a convergência de diferentes segmentos contra a proposta federal. “Minas Gerais está unida em defesa da Cemig", enfatiza.

Foram convidados para a visita, além do governador Fernando Pimentel, autoridades do Executivo e do Judiciário, empresários e sindicalistas.

Eva Santtus