ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sexta-Feira | 04/08/2017
Serviços gratuitos de prevenção e diagnóstico precoce são realizados no Parque de Exposições

Durante a I Semana de Saúde - "Conscientização, prevenção e diagnóstico precoce" acontece nesta sexta-feira (04) uma série de atividades voltadas para os cuidados com a saúde.

Exames, agendamentos de consultas, testes rápidos, palestras, atualização do cartão de vacinas e outros serviços. A ação será desempenhada durante a "Feira de Touros Pró-Genética", no Parque de Exposições Edilson Lamartine Mendes, a partir das 8h.

Serão realizados exames de colo de útero (coleta de Papanicolau); câncer de próstata (PSA); avaliação de pele (câncer de pele); agendamento de mamografia; teste rápido sífilis; hepatite B e C, HIV; aferição de pressão; teste de glicemia (diabetes); orientação sobre hanseníase; atualização do cartão de vacina; palestras sobre saúde bucal e nutrição. "Será um momento de promoção da saúde para todo o nosso município. Uma grande iniciativa que vai ajudar muito na prevenção das doenças graves", afirmou o secretário de Saúde, Juliano Dantas.

Batizada de "Prevenção no campo" a iniciativa tem realização da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Iturama, Câmara Municipal, Hospital Dr. Hélio Angotti e conta com a parceria da Emater, Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iturama, Asforama e Sicoob Credirama.

Orientações para a campanha preventiva
A coordenação da campanha alerta a população sobre a necessidade de todos os pacientes apresentem cópias dos seguintes documentos, para o atendimento: CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de endereço e título de eleitor.


Confira os requisitos para os exames

Contra o câncer de Mama (Agendamento de Mamografia) - das 8h às 16h
- Mulheres de 50 a 69 anos de idade, que não realizaram o exame no último ano.

Contra o câncer de Próstata (coleta de PSA) - das 8h às 16h
- Homens de 50 a 80 anos de idade, que não realizaram o exame no último ano;

Contra o câncer de Colo de útero - das 8h às 16h
- Mulheres de 25 a 64 anos de idade, que não realizaram o exame no último ano;

Contra o câncer de Pele - das 8h às 13h
- Pessoas com lesões de pele;
- Feridas que não cicatrizam;
- Pintas com bordas irregulares;
Obs.: médico é especialista em lesões oncológicas e não dermatológicas.