ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira | 19/07/2017
EDUCAÇÃO: Mais de 50% dos candidatos do vestibular da UFU que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas foram reprovados em entrevistas

ais de 50% dos candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas no vestibular do segundo semestre de 2017 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram reprovados nas entrevistas realizadas no último fim de semana.

De acordo com a UFU, dos 435 candidatos que foram chamadas para a 1ª convocação de entrevistas, faltaram 158 e compareceram 277. Desses, 140 tiveram as autodeclarações homologadas. Diante do resultado, conforme já previsto em edital, a divulgação da lista dos aprovados desta modalidade será adiada.

Com relação aos candidatos que não compareceram à primeira chamada da entrevista, sem justificativa, e aqueles cuja autodeclaração não foi homologada pela Comissão para a Diversidade Étnica, eles foram imediatamente desclassificados do processo.

"Não esperávamos esse número de ausências e reprovações. Agora, o dia 23 julho, domingo, das 8h às 18 horas vamos realizar a segunda chamada. Estamos convocando primeiro as notas mais altas. Nessa segunda chamada vamos tentar completar as vagas dos cotistas das modalidades 1 e 3 do processo seletivo", explicou Dennys Xavier, diretor de processos seletivos da UFU.

A convocação dos demais 658 estudantes foi feita nesta terça-feira (18) pelo site da Diretoria de processos Seletivos (Dirps) e também por mensagem enviada ao e-mail do candidato. Caso o número de vagas destinadas para pretos, pardos ou indígenas não seja preenchido serão repassados para os alunos de escolas públicas e de baixa renda.

A UFU oferece 1.676 vagas para ingresso nos cursos de graduação no segundo semestre de 2017. Foram classificados 4.966 candidatos para a segunda fase do vestibular UFU 2017/2. A Dirps informou que, destes, cerca de 1.080 candidatos se declararam pretos, pardos ou indígenas.

Fonte:G1TRIANGULO