ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sexta-Feira | 14/07/2017
MEIO AMBIENTE: Qualidade de água em trecho do Rio Uberabinha é baixa durante a seca, aponta estudo em MG

Quem vai a Uberlândia, conhece bem o rio Uberabinha, o que ainda não sabe é que, a qualidade da água, do médio e baixo curso do Rio, na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, tende a ficar baixa durante o período de seca. A conclusão consta de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Na avaliação do CBH Araguari, o comitê que coordena políticas voltadas para a bacia, os dados apresentados no trabalho comprovam a importância de que as cidades da região adotem um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos.

A pesquisa foi feita pela engenheira ambiental Letícia Martins de Oliveira entre março de 2015 e outubro de 2016. Mensalmente, coletaram-se amostras em seis pontos do rio que corta Uberlândia, incluindo o trecho que passa pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha.

Na avaliação, foi adotado o Índice de Qualidade da Água (IQA), que varia de 0 a 100, e foram observados se os níveis de metais estavam dentro dos parâmetros permitidos. O estudo mostrou que a qualidade água do Rio Uberabinha, durante o período seco, variou de "média" (IQA entre 50 e 70) a "ruim" (IQA entre 25 e 50), indicando aumento de poluentes em seu curso.

"Os poluentes geralmente são oriundos de atividades industriais, efluentes domésticos sem tratamento e de substâncias químicas utilizados na agricultura. Além de estarem distribuídos naturalmente no ambiente pelos ciclos biogeológicos", explicou a pesquisadora.

Entre as soluções apresentadas pelo trabalho para minimizar o problema estão a identificação e eliminação dos lançamentos irregulares de efluentes ao longo do Rio Uberabinha, bem como o uso de produtos químicos com substâncias menos nocivas ao meio ambiente e de fácil eliminação.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), Thiago Alves do Nascimento, disse que a pesquisa mostra dados de uma das principais preocupações quanto à gestão dos recursos hídricos da bacia da região.

Fonte:G1